Header Ads


Como Será a Volta de Jesus?


 
A segunda vinda de Cristo é um dos ensinos mais destacados pela Bíblia Sagrada. Esse acontecimento é mencionado cerca de duas mil e quinhentas vezes. No Novo Testamento existem 318 referências ao retorno de Jesus.
Antes de subir ao Céu, Jesus prometeu: “Voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou, estejais vós também” (João 14:3). E no momento em que subia para o céu, dois anjos de Deus apareceram aos discípulos e disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:11).
É fato comprovado que Jesus subiu ao céu. Seus discípulos foram testemunhas disso. A segunda vinda é tão certa como foi a Sua ascensão. E a ascensão de Jesus foi literal: Ele subiu em carne e osso, pessoalmente e de maneira visível. A volta de Jesus será como sua ida: literal, corporal e visível. No Novo Testamento encontramos mais de 40 textos que descrevem a maneira, ou o modo como Jesus virá. Selecionei dois deles. O primeiro, de Apocalipse 1:7: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá”. E Mateus 24:30: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.”
Perceba que a segunda vinda de Jesus será testemunhada por todo o mundo: justos e injustos, crentes e não-crentes. E ninguém deve se enganar quanto à maneira e à visibilidade da segunda vinda de Cristo. Ele virá com as nuvens – provavelmente nuvens constituídas de anjos celestes – e “todo olho O verá.”
Por certo alguns procurariam falsificar a vinda de Jesus; por isso Ele mesmo nos deu a advertência: “Então se alguém vos disser: “Eis aqui o Cristo! Ou Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que Ele está no deserto! Não saiais: Ei-lo no interior da casa! Não acrediteis.” Mateus 24:23 a 26.
Estas palavras nos advertem contra a idéia de que o Senhor voltará secretamente, manifestando-se aqui ou ali. Os que estudam as Sagradas Escrituras não serão iludidos com tais ensinos errôneos! “Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.” Mateus 24:27.
Vejamos agora alguns acontecimentos que ocorrerão por ocasião da vinda de Jesus:
Primeiramente, quando Jesus voltar, a vida neste mundo terá fim. Isso não quer dizer que a terra, como planeta, desaparecerá, mas a presente ordem de coisas vai cessar. Este planeta será paralisado: cessará o trabalho, cessarão os negócios, os estudos e prazeres. Surpreendidos pela glória do Deus a quem muitos desprezaram, os ímpios se angustiarão pela sua sorte e clamarão aos montes e rochedos: “… Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” Apocalipse 6:16 e 17. E, não será só isso! A glória de Jesus matará todos os ímpios (II Tessalonicenses 2:8).
Por outro lado, os justos mortos de todos os tempos serão ressuscitados. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” (I Tessalonicenses 4:16).
Já os que estiverem vivos serão transformados. A primeira carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 15, versículos 51 e 52 descreve a cena: “… seremos transformados todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.”
E o apóstolo Paulo revela o que vem em seguida: “… depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com [os que ressuscitaram], entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” (I Tessalonicenses 4:16 e 17).
Amigo, estes e outros textos bíblicos são a garantia do cumprimento da volta de Jesus. Ele virá e encontrará apenas dois grupos de pessoas: os que se prepararam para o encontro com Ele e os que não fizeram preparo nenhum. De que lado você estará? A decisão que você toma hoje, agora, fará toda a diferença.
Sermão do Pr. Montano de Barros