terça-feira, 7 de março de 2017

Série espiritismo – Estudo 3


O primeiro pilar do espiritismo: A reencarnação – Parte 2
Daremos sequencia à análise do primeiro pilar do espiritismo: a reencarnação.
4) Algumas pessoas têm a sensação de já terem visitado certos lugares e muitos espíritas ensinam que isso acontece por causa de passeios em “vidas passadas”. Como explicar essa impressão de que já estivemos em lugares onde nunca tínhamos ido?
Resposta: Nossa mente é muito complexa ao ponto de a própria ciência não compreendê-la bem. Certo é que o cérebro pode facilmente nos passar a sensação de que já estivemos em determinado lugar, mesmo nunca tendo passado por perto. Simplesmente por que nossa mente já gravou um cenário “parecido”, que poderíamos ter visto em uma viagem, num filme, desenho, etc.

O fato de “acharmos” que já estivemos em determinado lugar jamais poderá insinuar que exista a reencarnação, assim como uma pessoa, que nunca comeu um prato de lasanha poderá dizer: “acho que comi isto em outra vida passada”, pois a lasanha não existe há tanto tempo assim… Se fosse possível comer a lasanha em outra vida, então até mesmo a comida “reencarnar”…
5) Quais textos da Bíblia provam que a doutrina da reencarnação não se origina em Deus? E por quê?
Resposta: São muitos. Vejamos alguns:
Efésios 2:8,9 – A Bíblia diz que a Salvação é pela graça, é um presente. Se fosse através da reencarnação, seria pelas obras. Está Escrito: “Se, porém, andarmos na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado1 João 1:7. Vemos que não é a reencarnação que nos purifica dos pecados, mas UNICAMENTE o sacrifício de Jesus na cruz. Ninguém pode estabelecer outro plano de salvação – nem mesmo Allan Kardec. No Evangelho de João 1:29 está relatado a declaração de João Batista sobre Jesus. Sabe o que ele disse? “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Não precisamos reencarnar para atingirmos um estágio maior de perfeição: precisamos de Jesus Cristo;
Romanos 3:24-31“sendo justificados (perdoados) gratuitamente , por sua graça, através da redenção que há em Cristo Jesus”. Aqui, a Bíblia menciona que o perdão é através da salvação que há em Jesus e não que iremos melhorar através de sucessivas reencarnações;
1 Tessalonicenses 4:13,18 – Nesse trecho bíblico, o Senhor nos diz que irá voltar para nos buscar. Se existisse a reencarnação, como um meio de “aperfeiçoar” o ser humano, por que Jesus teria de vir e nos levar ao céu? Poderíamos ir sozinhos por nossos méritos – algo totalmente antibíblico;
1 Coríntios 15:51-54 – Este verso nos ensina que, para sermos aperfeiçoados, Jesus tem de voltar E nos transformar de uma só vez, INSTANTANEAMENTE. Não temos de passar pela reencarnação;
2 Coríntios 6:2“…eis ,agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação…” Podemos notar que a salvação ou o aperfeiçoamento da pessoa não vem depois da morte com a reencarnação, pois, isso levaria muito tempo e o sacrifício de Jesus não teria eficácia alguma. Temos a oportunidade se ser salvos apenas agora, nesta vida. Basta aceitarmos a Jesus como nosso Salvador! (1 João 5:12).;
Hebreus 9:27 – Este é um dos textos bíblicos que melhor refutam a doutrina da reencarnação. Diz o seguinte: “e, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo…” A Palavra de Deus é clara ao dizer que morremos uma só vez. Não duas, três, quatro ou cinco para depois reencarnarmos. Note que, após a morte, vem o juízo (a vida da pessoa é selada para a salvação ou perdição), e não a reencarnação!
6) Sendo que a reencarnação não existe, como o ser humano pode se aperfeiçoar?
Resposta:strong> Passando por todas as fases da salvação. Resumidamente, são elas:
• A predestinação bíblica***: “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” Efésios 1:4-5.
• A justificação: “Justificados [tornado justos, perdoados] pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 5:1.
• A santificação: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:16. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14.
• A glorificação: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Romanos 8:17.
Ser glorificado é ser transformado na volta de Jesus: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” Filipenses 3:20-21.
Nesse processo de salvação elaborado por Deus, não há lugar para a reencarnação! Por que reencarnar se nessa vida estamos sendo santificados e se seremos glorificados na volta de Jesus?
Considerações finais:
Um importante princípio filosófico é o de que “duas coisas contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo”. Portanto, pelo que estudamos nesses dois programas, podemos concluir que aceitamos a Bíblia ou a doutrina da reencarnação. Não há como acreditar nas duas. Qual ensino você irá escolher?
Finalizamos com algumas citações do livro de Jó que também comprovam a não existência da reencarnação. Jó fez uma pergunta e ele mesmo deu a resposta, inspirado por Deus. Oramos para que nosso (a) amigo (a) ouvinte (a) aceite a resposta bíblica para esta importante pergunta: “os mortos podem reencarnar?”
Pergunta: “morrendo o homem, porventura tornará a viver”? Jó 14:14.
Resposta: “… assim o homem se deita, e não se levanta: enquanto exibirem os céus não acordará, nem será despertado de seu sono” (verso 12).
“… antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, para a terra das trevas e da sombra da morte…” Jó 10:21.
“Porque dentro de poucos anos eu seguirei o caminho de onde não tornarei”
Jó 16:22.
“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce á sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará a sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais” Jó 7:9,10.
Convite: Estude sobre o assunto na Bíblia e não deixe de acompanhar os próximos programas na rádio Novo Tempo.
Minha oração: “Senhor Deus: ajude-me a crer na Bíblia mesmo que durante anos eu tenha aprendido algo diferente. Sou Seu filho e quero aprender mais para ter certeza do que realmente é a Verdade. Dá-me forças para decidir-me ao Seu lado e me proteja em minha busca pelo conhecimento de Sua vontade. Em nome de Jesus. Amém.”
*** Nota: A predestinação na Bíblia não é a mesma apresentada pelo teólogo João Calvino. Enquanto ele ensinava que uns são predestinados para a perdição e outros para serem salvos, a Bíblia afirma que todos são predestinados para salvação e que ninguém é destinado a se perder (ver 1 Tessalonicenses 5:9; Ezequiel 18:4, 20). Na predestinação de Deus, mesmo nos elegendo antes de nascermos, Ele permite que escolhamos continuar salvos ou não (ver Apocalipse 22:17; João 3:16; Jeremias 21:8).
Fonte: NT