quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cidade é montada para maior campori com desbravadores brasileiros

Evento reúne 23 mil participantes no Parque do Peão em Barretos. 100 mil internautas acompanharam pelas redes sociais

maior campori de desbravadores brasil
Mais de 23 mil pessoas lotaram a arena principal do Parque do Peão, em Barretos, durante a abertura do maior Campori de Desbravadores brasileiros (Foto: Ellen Lopes)
Barretos, SP… [ASN] A sétima edição do Campori de Desbravadores organizado pela sede administrativa da Igreja Adventista no Estado de São Paulo (União Central Brasileira – UCB) teve início na noite desta terça, 25 de julho. Com aproximadamente 23 mil pessoas, o evento é o maior acampamento já realizado com desbravadores brasileiros. Para receber tanta gente, foi necessário criar uma cidade no Parque do Peão, em Barretos.
Além das mais de 6 mil barracas, foram adicionados à estrutura do Parque cerca de 600 banheiros, 700 cozinhas e mil torneiras. Na construção da infraestrutura, iniciada em abril, já foram utilizados mais de 12 km de fios de eletrecidade e 1km de canos para a parte hidráulica. Os moradores da cidade provisória chegaram em 550 ônibus, vindos de todas as regiões do território paulista.

A cidade montada no Parque do Peão tem uma dinâmica própria. Uma rádio exclusiva para o acampamento funciona das 7h às 23h. Já o shopping vende produtos gerais, como água e alimentos, além de produtos de interesse de desbravadores, como pins e camisetas. Uma lavanderia também vai estar à disposição dos desbravadores, com capacidade para lavar 30 kg de roupa a cada hora. A lavagem de cada peça de roupa custará 50 centavos e todo valor arrecadado será doado para as obras de acabamento do Centro de Apoio à Família (CAAF). O local, mantido pela ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais), atende familiares de crianças que fazem tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.
maior campori de desbravadores brasil
Pastor Odailson Fonseca anima o acampamento durante o pré-show (Foto: Ellen Lopes)
Inovação
No programa de abertura, iniciado pontualmente às 20h, uma novidade: no lugar do tradicional jornalzinho foi realizado um pré-show comandando pelo pastor Odailson Fonseca. No roteiro, os tradicionais quadros levaram o público às risadas. Após o aquecimento, veio a abertura. Foi preparada uma animação exibida nos painéis de LED, complementada com uma encenação inspirada na história de Moisés, e que culminou com a abertura oficial do Campori.
Seguindo a programação da primeira noite, a tradicional história em capítulos contada nos Camporis, desta vez foi apresentada em linguagem cinematográfica. Encerrando o espetáculo, o pastor Tiago Rodrigues fez uma reflexão espiritual na qual esclareceu que, antes de aceitar um chamado de coragem – tema do Campori – os desbravadores precisam negar o chamado de covardia feito pela sociedade e que vai desde fazer bullying com amigos na escola até fazer e compartilhar memes sobre tragédias.

maior campori de desbravadores brasil
Pastor Tiago Rodrigues conduz reflexão espiritual (Foto: Ellen Lopes)
Transmissão
Se na arena do Parque do Peão estavam presentes 23 mil pessoas, o que aconteceu na noite desta terça foi visto por aproximadamente 100 mil internautas que puderam acompanhar o programa pelo YouTube e Facebook oficial dos adventistas em São Paulo. A transmissão da programação será realizada até o final do Campori, no domingo, 30 de julho, no período da manhã (8h) e da noite (20h). [Equipe ASN, Lucas Rocha]
Veja o programa de abertura completo