Header Ads


Shakira pode ter de reaprender a cantar, diz TV mexicana


Alegando problemas com a voz, a cantora Shakira cancelou a primeira etapa da El Dorado World Tour. No comunicado oficial de sua decisão, o furacão colombiano revelou que que estava sofrendo de “hemorragia nas cordas vocais”.
Como não poderia ser diferente, a decisão de Shakira abriu um leque de especulações acerca de seu futuro profissional. Segundo a Televisa, uma das maiores redes de TV da América Latina, em caso de cirurgia, a cantora terá que reaprender todas as técnicas vocais. Por sua vez, em seu site oficial, o otorrinolaringologista Bruno Barros comenta sobre o problema, mas não fala em cirurgia:
Se ocorrer perda repentina da voz após gritar ou realizar outras tarefas vocais árduas, você pode ter desenvolvido uma hemorragia nas cordas vocais. Hemorragia nas cordas vocais ocorre quando um dos vasos sanguíneos na superfície das cordas vocais se rompe e os tecidos moles se enchem de sangue. É considerada uma emergência vocal e é tratada com repouso vocal absoluto até a hemorragia ser reabsorvida
“Cada caso é um caso”, como diz a sabedoria popular. Porém, não podemos nos esquecer de que artistas como Adele, John Mayer e Rod Stewart conseguiram superar problemas com a voz e estão seguindo com suas respectivas carreiras. Força, Shakira! Estamos todos com você!