Header Ads


Restinho de sabonete tem solução! 4 maneiras de reaproveitá-los e evitar o desperdício


Você pode aproveitar os pedacinhos de sabonete que estão no fim para fazer um novo
Você pode aproveitar os pedacinhos de sabonete que estão no fim para fazer um novo
Não tem nada pior que tomar banho com o sabonete já quase no fim, não é? Além de ficar ruim para segurá-lo entre as mãos, parece que o corpo não fica bem limpo quando apenas um pedacinho de sabão é usado. Por causa disso, a prática mais comum é a de sempre jogar esses restinhos fora ou simplesmente deixar eles criando raízes na saboneteira - mas, para evitar o desperdício, você também pode usar a criatividade e recorrer à alternativas para reaproveitar o que ainda resta. Gostou da ideia? Vem com a gente conferir 4 opções!

1. Crie um sabonete novo com os pedacinhos dos velhos

Que tal deixar tudo junto e misturado para fazer um novo sabonete? Para isso, você só vai precisar de um pouco de paciência para juntar vários pedacinhos de sabão durante um determinado tempo - e tomar cuidado para guardar em um lugar seguro até conseguir a quantidade exata para fazer o truque. 
É bem simples: depois de juntar vários sabonetes, corte tudo em pedacinhos coloque eles de molho em um recipiente com água por mais ou menos 1 hora. Quando estiverem quase amolecidos, use uma colher para amassar tudo e formar uma mistura homogênea - que deverá ser levada para um recipiente que tenha a forma que você deseja para o sabonete. Feito isso, é só colocar na geladeira para que endureça e esteja pronta para ser usada no banho. 

2. Junte todos os pedacinhos para fazer uma esponja esfoliante

Outra boa alternativa para evitar o desperdício com os pedacinhos de sabonete é usar a criatividade e fazer uma esponja esfoliante. A função pode parecer difícil, mas é ainda mais simples que a primeira opção: você só vai precisar juntar vários pedaços e envolver tudo em uma dessas redes usadas para penteados para fazer uma espécie de esponja esfoliante para usar durante o banho. Viu como não dá trabalho?

3. Misture os sabonetes picados com o sabão em pó

Agora, se a sua ideia é não desperdiçar o sabonete de uma maneira rápida e prática, a melhor opção é picar os pedaços mínimos e misturá-los ao sabão em pó na hora de colocá-lo na máquina de lavar roupas. Fazendo isso, você não vai apenas unir dois produtos e pronto: esses pedacinhos vão aparecer como um reforço extra para tirar as gorduras mais insistentes das roupas. Experimente para ver a diferença!

4. Coloque os restos de sabonete em saquinhos de tecido para evitar o mau cheiro no guarda-roupa

Sabe o cheiro de guardado que fica em algumas roupas? Então, dá para se livrar deles com a ajuda desses pedacinhos de sabonete que, em geral, costumam ir para o lixo. Isso porque outra alternativa para evitar o desperdício é usá-los para fazer sachês, que podem ficar dentro do guarda-roupa para garantir um aroma mais agradável - no móvel e nos tecidos. 
Para montar esses saquinhos, é bem simples: basta colocar os pedaços de sabonete dentro de um tecido fino e pronto! No máximo você vai ter que amarrar as pontas, mas tirando isso não tem nenhum mistério.